[SiOfi] Atualização da Tabela FIPE

A atualização da tabela FIPE é de grande importância para que o sistema sempre esteja atualizado e ao mesmo tempo oferece ajuda ao cadastrar novos veículos no sistema.

Para importar a tabela FIPE você deve ir em Rotinas Diversas, Importar Fipe:

Em seguida clica em Atualizar:

Após clicar em SIM é só aguardar a importação e depois de pronto é só continuar usando o sistema.

[SiEmpresarial | SiOfi] Consulta DFe (Notas recebidas)

Como vocês já sabem, é possível fazer um Documento de Entrada informando a Chave da NFe. Trazemos agora uma novidade que irá acelerar ainda mais esse processo: o novo receptor de NFes recebidas, ou DFe.
Nessa nova tela você poderá filtrar e listar as NFes emitidas contra o CNPJ da sua empresa. Para testar, acesse o menu: Fiscal > Consulta DFe.
Ao abrir a tela, você encontrará o filtro de Data e Empresa, e clicando no botão “PESQUISAR DFe” serão listadas as NFes encontradas; nos resultados encontrados vocês terão essas opções:

  1. VISUALIZAR A DANFE
    Dê 2 cliques na NFe desejada, e a DANFe da mesma será exibida em PDF, podendo imprimir-la ou salvar no seu local de preferência.
  2. FAZER DOWNLOAD DO XML/PDF
    Selecione as NFes desejadas e clique no botão inferior esquerdo “DOWNLOAD XML/PDF”, os arquivos serão salvos no parâmetro “DIR. COMPRA”, que será exibido ao lado.
  3. FAZER DOCUMENTO DE ENTRADA
    Clicando com o botão direito do mouse em cima da NFe que desejar, você pode escolher a opção “DOCUMENTO DE ENTRADA – GERAR”, o XML da mesma será baixado e carregado o IMPORTADOR XML para concluir a operação de Entrada de Estoque.
  4. GERAR CONTAS A PAGAR (CONSUMO S/ ESTOQUE)
    Clicando com o botão direito do mouse em cima da NFe que desejar, você pode escolher a opção “CONTAS A PAGAR – GERAR PARCELAS”, o sistema irá identificar as faturas e duplicatas dentro do XML e irá mostrar a tela de gerar parcelas do contas a pagar já preenchendo a maioria das informações, limitando a alguns cliques a geração das parcelas.
  5. ABRIR / CADASTRAR FORNECEDOR (PESSOA)
    Você ainda pode abrir o cadastro do fornecedor ou ainda mesmo cadastra-lo com apenas 1 clique: botão direito do mouse e escolha a opção “PESSOA / ABRIR / CADASTRAR”; o sistema irá identificar o cadastro pelo CNPJ, evitando assim, cadastros duplicados.

Para saber mais, veja o nosso vídeo:

[SiEventos] Escala de Equipes

A Escala de Esquipes é uma ferramenta utilizada para que se possa ver a disponibilidade de seus colaboradores em cada evento. Esses colaboradores podem ser ajudantes, fotógrafos, cinegrafistas, vendedores, funcionários, entre outros.

Alerta: Para fazer uma escala de equipe, é necessário já ter ter cadastrado uma ou várias agendas e uma ou várias equipes nessas agendas de um determinado evento a ser realizado.
Se você tem dúvidas de como criar um novo evento, agendas e equipes já temos disponível um vídeo explicando sobre o assunto:

Para gerar a escala de equipe você deve ir na guia Relatórios, Eventos, Agenda/Romaneio, Escala Esquipe.

Será aberto a tela de escala equipe onde você irá preencher com a data de início do registrada na agenda, a data de término da agenda, qual departamento vai ser gerado a escala e qual o tipo da pessoa.

Você tem a opção de filtrar por um colaborador desejado para que o mesmo participe do evento, a outra opção é não filtrar e listar todos os colaboradores por um determinado tipo.

Após preencher todos os campos é só clicar em OK.

Será gerado a escala via navegador com o nome do colaborador escolhido (se for usado a opção de filtragem), é também mostrado cada dia registrado na agenda, local e confirmação de cada colaborar para os eventos.

Escala de colaboradores gerada por filtragem:

Escala de colaboradores gerada sem filtragem:

[SiEventos] Cronograma de Eventos

O cronograma de eventos deve ser utilizado para planejamento, controle das atividades de cada evento e organizar todas as tarefas a serem realizadas.

Alerta: Para fazer um cronograma de eventos, é necessário já ter ter cadastrado uma ou várias agendas e uma ou várias equipes nessas agendas de um determinado evento a ser realizado.
Se você tem dúvidas de como criar um novo evento, agendas e equipes já temos disponível um vídeo explicando sobre o assunto:

Para fazer um cronograma novo você deve ir na guia Relatórios, Eventos, Agenda/Romaneio, Cronograma.

Será aberto a tela de cronograma de eventos, você vai preencher com a data de início do registrada na agenda, a data de término da agenda e para qual departamento vai ser o cronograma e apertar OK.

Será gerado o cronograma via navegador com cada dia registrado na agenda, a quem se destina as funções, local e descrição de cada dia dos eventos.

[SiEventos] Autorização de Vendas

A Autorização de Venda deve ser utilizada toda vez que algum cliente possui alguma restrição e é necessário realizar uma venda.

Para autorizar uma venda, você deve ir na aba vendas e autorizar venda:

Em seguida aparecerá a tela de autorização, é nela onde será feita a autorização de venda, você pode ir direto no botão de pesquisa situado no canto direito da tela ou digitar o código do evento para abri-lo:

Depois de pesquisar o evento será exibido todos os participantes do evento e que ainda não possuem autorização de venda, você irá selecionar o cliente que será liberado a venda e clica em autorizar:

aparecerá uma tela pequena e nela você irá digitar o motivo para liberar a venda para aquele cliente:

E a venda já está autorizada para o cliente selecionado:

Se deseja imprimir um relatório desse cliente que liberou a venda você deve se direcionar para a aba Relatórios, Vendas, Fechamento de Venda por MS:

Em seguida é só preencher os campos com o evento, o vendedor e a data e fazer impressão no OK. Será mostrado na tela a autorização.

[SiEmpresarial] Problemas com Produto(s) sem Regras de Tributação Cadastrada

Se você está com problemas para faturar um pedido de venda, e apresenta o seguinte erro:

 

Para entrar na tela de Regras você deve ir em Pedido Venda, na aba Produtos, nessa aba será mostrado todos os produtos que pertencem ao Pedido, para ver as regras de tributação de cada produto você deve clicar no botão Regras, fica na parte inferior da tela:

Será aberto a tela de Regras com todas as tributações:

Poderá perceber que alguns campos estão em branco, todos os campos devem ser preenchidos para que se possa finalizar o pedido de venda.

Para resolver esse problema você deve ir na tela de cadastro de produtos, achar o produto que está com erro de tributação e ir na aba de valores fiscais e preencher corretamente todos os campos de tributação:

 

[SiEmpresarial | SiForm | SiOfi] – Contas a Receber

Com a função de contas a receber o usuário consegue efetuar recebimentos de diversas maneiras, desde um único recebimento até mesmo vários recebimentos simultâneos.

Para estar utilizando essa função, basta clicar na opção Contas a Receber localizada no menu superior dos nossos ERPs.

Com a tela do contas a receber você pode dar baixa nos recebimentos das seguintes maneiras:

  • Baixa Individual – Que consiste em dar baixa em um único recebimento gerado a partir de um pedido de venda ou manualmente.
  • Estorno de caixa – Retorna o dinheiro que foi pago no recebimento em caso de cobrança indevida ou algo que possa não estar correto com o recebimento em si.

Além dessas opções, temos a opção de Baixa em Lote do Contas a receber, essa opção pode ser acessada de duas maneiras, a primeira através do “Menu Financeiro > Contas a Receber > Baixa em Lote” e a segunda clicando no símbolo de “$” na tela de pesquisa. A vantagem de se utilizar a segunda opção é que se o usuário tiver efetuado uma pesquisa antes, o Baixa em lote abrirá contendo a pesquisa feita anteriormente.

 

Para mais informações veja o vídeo abaixo:

[SiEmpresarial/SiOfi/SiForm] Controle Cheque de Terceiros

É muito comum hoje em dia diversos clientes fazerem uso de cheques para efetuar o pagamento dos pedidos. Pensando nisso, nosso ERP oferece diversas soluções para controlar os cheques de terceiros que entram no sistema.

Existem 3 maneiras de se dar entrada em cheques de terceiros em nosso ERP, que são:

  • Entrada do cheque pelo Contas a Receber
  • Entrada do cheque pelo Baixa em Lote do Contas a Receber
  • Entrada manual do cheque pelo Controle de cheque de Terceiros

Além de dar entrada dos cheques em nosso ERP, o usuário consegue também fazer alterações no cheque, além de efetuar diversas operações, como por exemplo:

  • Operação de Deposito de cheques
  • Operação de Devolução de cheques
  • Operação de Repasse de cheque
  • Operação de Cheque Descontado
  • Operação de Cheque Liquidado

Para mais detalhes de como utilizar as opções de cheque veja o vídeo abaixo:

[SiEmpresarial] Imagem do Produto e Modelo de impressão 4

Uma dúvida que muitos de nossos clientes possuem é como adicionar uma imagem ao cadastro do produto dentro do ERP SiEmpresarial. Para fazer isso é muito simples.

Uma vez com o SiEmpresarial aberto, siga os passos a seguir:

  • Clique na seta ao lado da opção Produtos e selecione a opção Cadastro do Produto
  • Com a janela Cadastro do Produto aberta, clique em Pesquisar e selecione o produto desejado
  • Com o cadastro do produto aberto, clique na aba Imagem
  • Clique na opção Buscar imagem produto, localizada no canto inferior direito da tela
  • Feito isso, basta você localizar a imagem do produto salva em seu computador e clicar na opção abrir

Além de fazer o cadastro da imagem, você consegue estar visualizando a imagem. Para isso, você terá que:

  • Clicar na opção Produtos
  • Pesquisar e selecionar o produto desejado
  • Clique com o botão direito no produto
  • Selecione a opção Imagem do Produto

Para mais detalhes sobre imagens no cadastro de produtos, veja o vídeo abaixo:

[SiEventos] Agenda, equipe e romaneio

É muito comum no dia a dia de uma empresa de gestão de eventos, você precisar fazer o agendamento das equipes e orçamentar todos os custos que terão com elas.

No intuito de facilitar essas tarefas do dia a dia, foram desenvolvidas as funções Agenda, Equipe e Romaneio.

A seguir, uma breve descrição do que cada uma dessas funções é capaz:

  • Agenda: Com a agenda você consegue planejar o evento em detalhes. Como por exemplo, desde a entrada dos formandos e convidados em uma colação de grau até o a sua saída.
  • Equipe: Nessa função, você deixa cadastrado quem são as pessoas que farão parte da equipe que irá executar aquele evento em questão.
  • Romaneio: Na função de romaneio, é onde calcula-se todo o custo que será colocado na equipe além do cachê, como por exemplo, lanche, combustível pedágio e entre outros.

Para ter acesso a essas funções, basta você clicar na opção Eventos, selecionar um evento existente ou cadastrar um novo. Com o evento cadastrado, clique na aba Agenda e cadastre um novo agendamento, feito isso, basta dar um duplo clique nesse mesmo agendamento para ter acesso as opções de Equipe e Romaneio.

Para informações mais detalhadas, assista o vídeo abaixo: