Painel clientes

No nosso Painel Clientes, você tem acesso a diversas opções. Como por exemplo, a contagem de quantos chamados e boletos você tem aberto.

Além disso, você também pode:

  • Abrir chamados para o suporte
  • Fazer a listagem de todos os seus chamados com o auxílio de filtros
  • Visualizar os boletos que estão em aberto e emitir a segunda via dos mesmos
  • Listar os SMS enviados utilizando nossos sistemas
  • Nos mandar sugestões, reclamações ou elogios

Para acessar o painel cliente, basta acessar o seguinte link: http://painel.f5sg.com.br

Segue abaixo um vídeo demonstrativo de como estar utilizando o Portal Cliente:

[SiEmpresarial] Pedido de Venda

Diferente do PDV, que é mais utilizado para vendas rápida de balcão, a Tela de Pedido de Venda é mais direcionada a pedidos e orçamentos de empresas, principalmente por ser uma tela mais completa e possuir mais recursos.

Para efetuar um pedido de venda basta seguir os seguintes passos:

  • Clicar na opção Pedido de Venda
  • Clicar na opção Novo
  • Pesquisar o cliente no qual está sendo feito o pedido
  • Informar as condições comerciais
  • Clicar na aba Produtos e adicionar os produtos ao pedido
  • Confirmar o pedido clicando na opção Confirmar, no menu superior
  • Clicar em Faturar para faturar o pedido de venda e gerar a nota fiscal

Para mais detalhes sobre como efetuar um pedido de venda, basta assistir o vídeo abaixo:

[SiEmpresarial] NFe – Operações em lote

Para agilizar as operações com as notas fiscais (NFe), foi desenvolvida a tela Operações em lote.

Essa função possui diversas vantagens:

  • Visualização das notas que já foram transmitidas e autorizadas para uso
  • Impressão da segunda via da nota
  • Envio dessas notas por e-mail
  • Transmissão das notas por ambos os métodos, tanto antigo quanto novo

Para utilizar a função de operação em lote, o usuário deverá seguir os seguintes passos:

  • Abrir o menu Fiscal e selecionar a opção Nota Fiscal Própria (NFe) – Operação em Lote
  • Utilizar as opções de filtragem e pesquisar pelas notas que serão transmitidas
  • Após a pesquisa, temos todas as notas que ainda não foram transmitidas e as que já foram autorizadas
  • Em seguida selecione a operação em lote que deseja utilizar.

Abaixo um vídeo demonstrativo:

[SiEventos] Inclusao sem identificação

Em algumas situações, quando vamos enviar os álbuns para produção, percebemos que tem vários álbuns de participantes que não foram ainda identificados no sistema.

Para contornar essa situação foi implementada uma nova função que automatiza todo o processo de cadastro e inclusão desses participantes sem identificação:

Para adicionar os participantes não identificados ao evento os seguintes passos devem ser seguidos:

  • Acessar o menu de manutenção do evento
  • Selecionar o evento desejado
  • Selecionar a aba Participantes e clicar na opção “Incluir SI”, localizada no inferior direito da janela
  • Uma vez na janela Adicionar Participante Sem Identificação, o usuário deverá digitar a Quantidade de participantes que deseja incluir ao evento
  • Feito isso, basta o usuário editar os nomes dos participantes para algo mais amigável ou de fácil entendimento. O usuário pode inclusive colocar a ficha e o álbum a qual aqueles participantes pertencem
  • Em seguida, é só clicar em confirmar que os participantes serão adicionados ao evento

Uma vez que os participantes forem inseridos no evento através dessa opção, o sistema cria esses cadastros automaticamente, possibilitando ao usuário editar o cadastro posteriormente após a identificação dos participantes, e assim é possível realizar todo o processo de produção, entrada no estoque e futuramente a venda.

[SiEmpresarial] Separação do Pedido de Venda

Em alguns casos, principalmente quando a empresa começa a crescer, é necessário separar o departamento de vendas e logística (estoque e expedição). Um é responsável por efetuar as vendas aos clientes, enquanto o outro é responsável por controlar o estoque, e em muitos casos, esses departamentos não se comunicam diretamente. Foi pensando nisso que a função de Separação do Pedido de Venda foi desenvolvida.

Quando um pedido de venda é efetuado no ERP SiEmpresarial, o usuário tem a opção de gerar uma Ordem de Separação, solicitando ao departamento de logística que o pedido de venda seja separado.

Por outro lado, o departamento de logística aguardará a solicitação para então separar o pedido e então confirmar a separação.

Para se utilizar essa opção, os seguintes passos devem ser seguidos:

  • O pedido de vendas deve estar com status confirmado;
  • Após a confirmação do pedido, o usuário deve clicar na opção O.S. (Ordem de Serviço);
  • Com a janela Ordem de Separação aberta, clicar na opção Separação

Após o usuário clicar na opção Separação, o pedido será enviado para o setor de logística, que estará com a opção Controle Separação dos Pedidos de Vendas em execução, aguardando os pedidos a serem separados.

Com a janela de controle aberta, o responsável pela separação irá clicar em confirmar e a janela de separação irá se abrir, então o usuário deverá colocar os seguintes dados:

  • Volumes – Quantidade dos produtos a serem separados;
  • Peso bruto – Peso dos produtos somados ao peso da embalagem;
  • Peso líquido – Peso dos produtos sem o peso da embalagem;
  • Com os campos preenchidos, o usuário deverá clicar na opção separar e confirmar a separação do pedido;

Abaixo um vídeo demonstrativo com todos os passos citados acima:

Utilizando o Portal de Documentos Fiscais emitidos

Com a implementação do novo método de transmissão de documentos fiscais, as empresas agora têm acesso ao Portal de Documentos Fiscais Eletrônicos ou Portal DFe.

Ao acessar o portal, o usuário deverá inserir o login da empresa e caso não possuam um login de acesso, basta entrar em contato com nossa equipe de suporte para estar solicitando o mesmo.

Uma vez no portal, o usuário conseguirá consultar todos os documentos fiscais emitidos:

  • NF-e – Nota Fiscal;
  • NFC-e – Nota Fiscal ao Consumidor;
  • MDF-e – Manifesto;
  • CT-e – Conhecimento de Frete

Além disso, o usuário conseguirá:

  • Filtrar a listagem desses documentos através dos filtros que são disponibilizados;
  • Fazer download dos XML individualmente ou em lote;
  • Fazer o download do PDF de Notas Fiscais Eletrônicas;
  • Gerar um PDF com a listagem de todos os documentos fiscais;
  • Enviar em lote todos os documentos por e-mail.

Em seguida um vídeo demonstrativo de como fazer a utilização do portal:

[SiEmpresarial] Devolução de Produtos Vendidos

Nas últimas versões do sistema que nós disponibilizamos, foi acrescentada a função de Devolução Parcial de Produtos Vendidos.

Essa função pode ser utilizada em duas situações:

  • A primeira, é quando o status do pedido de venda está apenas como confirmado, ou seja, ainda houve o faturamento do pedido, mas o produto já se encontra em reserva.
  • A segunda é quando o pedido de venda já foi faturado e o produto debitado em definitivo do estoque e já foi gerado o contas a receber.

Em ambas as situações, utilizaremos a opção de Devolução Produtos Vendidos.

Para iniciar a devolução do produto através dessa nova função, o usuário deverá seguir os seguintes passos:

  • Navegar até o menu Estoque e selecionar a opção Devolução Produtos Vendidos;
  • Clicar na opção Novo;
  • Digitar o Número do Pedido de Venda ou do Documento de Saída (DS) a ser devolvido;
  • No campo Código Interno, o usuário deverá digitar o código do produto que será devolvido;
  • O próximo passo, é digitar a quantidade que será devolvida no campo Qde Devolvida e clicar no botão com o sinal de soma;
  • Após adicionar os produtos a serem devolvidos, o usuário deverá preencher o campo Motivo Devolução e clicar em Processar;

Vale salientar, que o processo descrito acima deve ser aplicado tanto para pedidos confirmados como para pedidos Faturados. O que diferencia um pedido do outro, é que quando é efetuada a devolução de produto de um pedido faturado, o sistema dá a opção para a empresa decidir o que fazer com o crédito que o cliente receberá.

As opções são:

  • Vale Crédito – O cliente receberá m vale crédito no valor da devolução para a próxima compra.
  • Desconto contas a receber – Caso seja um cliente que possui contas em aberto, para abater o valor dessas contas.
  • Lançar contas a pagar – Caso o cliente não seja frequente no estabelecimento.

Lembrando também que em caso de devolução total de um pedido ou de um DS, verifique a possibilidade de fazer o cancelamento deles. Essa função é mais indicada quando há devolução parcial.

Abaixo um vídeo demonstrativo:

[SiEmpresarial] Unificar Cadastros Duplicados

Uma das várias funções existentes em nosso sistema, é a função de unificar cadastros duplicados.

Essa função te permite:

  • Unificar Cadastro Duplicados de clientes;
  • Mesclar as informações dos cadastros unificados em um só cadastro;

Para utilizar a função e unificar os cadastros, o usuário dever seguir os seguintes passos:

  • Acessar o menu Pessoas;
  • Pesquisar pelo cadastro que deseja unificar;
  • Selecionar o cadastro que possui menos movimentações;
  • Clicar na opção Unificar;
  • No campo Para, digitar o código do cadastro para onde as informações do cadastro selecionado serão unificadas;

Abaixo um vídeo demonstrativo.

 

[SiEmpresarial/SiOfi/SiEventos] Novo método de transmissão de nota fiscal – NFe

As versões mais recentes do nosso sistema vêm com um novo método para transmissão de notas fiscais que pode ser usado opcionalmente.

As vantagens para usar o novo método são:

  • Possibilidade de transmitir várias notas simultaneamente;
  • Não é necessário instalar módulo adicional no computador (nfe-app);
  • Qualquer computador pode transmitir as notas;
  • É possível transmitir as notas de qualquer computador, mesmo que ele não esteja com o windows atualizado;
  • Possibilidade de acessar as notas transmitidas através no novo portal online de qualquer computador, mesmo que você esteja fora da empresa;

Para efetuar a transmissão em lote, o usuário deverá seguir os seguintes passos:

  • Gerar as notas manualmente ou através do faturamento/pedido
  • Abrir a tela da nota e clicar na opção Nota  NF-e e selecione a opção Novo Método – Transmitir em lote.
  • Nessa janela, temos todas as notas que ainda não foram transmitidas no sistema.
  • Para transmitir várias notas de uma vez basta selecionar as notas que deseja, ou clicar na opção Selecionar Todos que está localizada no rodapé da janela aberta.
  • Em seguida, confirme as opções de visualizar, imprimir ou enviar por e-mail
  • Para finalizar, clicar em Transmitir.

As notas que foram transmitidas com sucesso serão marcadas em verde e as com rejeição serão marcadas em vermelho. Clicando duas vezes sobre a nota transmitira é possível visualizar ela em PDF. Clicando com o botão da direta é possível enviar e-mail para várias destinatários, alem do envio automático.

Lembrando apenas que para uso do novo método é necessário que a empresa tenha certificado modelo A1 (arquivo), e o método antigo irá continuar disponível para uso, caso a empresa prefira.

Abaixo um vídeo demonstrativo.

 

[SiEmpresarial] Cadastro de Produto

Neste exemplo estarei explicando como cadastrar produtos no sistema ERP SiEmpresarial.

Os tópicos abordados no vídeo são:

  • Preenchimento da guia gerais
  • Estoque
  • Valores Fiscais
  • Condições
  • Cálculo Custo
  • Entradas e Saídas
  • Tributação
  • Códigos, log, Similares
  • Info
  • Funcionalidades Importantes

Links do posts mencionados nos vídeos: