[Painel da F5] Agendamento de envio de arquivos fiscais

A F5 em busca de automatizar tarefas rotineiras agora oferece aos usuários dos sistemas a funcionalidade de enviar automaticamente no primeiro dia de todo mês os arquivos fiscais (NFe/NFSe/NFCe/DFe) por e-mail. Acesse o Painel e faça login. Caso não tenha acesso entre em contato conosco pelos canais de suporte. Após fazer login vá até Fiscal >> Envio de Arquivos – Mensal     Em Lista de E-mails coloque os e-mails para quem deseja agendar o envio dos arquivos, caso seja mais de 1 e-mail separe com “;” e clique em Salvar. Será enviado os arquivos de todas as empresas ativas automaticamente.     Caso necessite você poderá enviar os arquivos de períodos anteriores. No campo Período, clique na seta em destaque       Selecione a data desejada       Após selecionar a data clique em Enviar.     Atenção: Ao enviar manualmente atente-se para a empresa ativa selecionada e mude se necessário clicando no canto superior direito no nome da empresa    

[SiEmpresarial] Ver a margem da venda no Pedido de Venda

Hoje veremos sobre a funcionalidade de ver a margem da venda realizada direto pela tela de Pedido de Venda.

Abra o Pedido de Venda que deseja ver a margem e clique na aba Produtos

 

Agora clique em Margens

Após clicar em Margens, se o seu pedido já estiver com o status Faturado, abrirá uma pequena tela com duas opções. A opção Com dados Atuais vai fazer o cálculo da margem da venda de acordo com as condições atuais de margem de Mark-up dos produtos do pedido. A opção Com dados dia faturamento vai usar como base de cálculo a margem de Mark-up do dia em que o pedido foi faturado mesmo que já tenha mudado.

No relatório que foi gerado terá as informações de Mark-up, Margem Bruta e Margem Líquida da venda realizada.

 

 

Módulo Winzap

Neste post mostraremos mais detalhadamente como é o funcionamento do módulo do winzap dentro do sistema.

Importante: caso não possua o módulo e queira saber mais sobre acesse winzap.com.br

Para acessar a tela do winzap no seu sistema vá em Rotinas Diversas>Enviar Mensagem WhatsAPP API:

será aberto a tela do winzap:

Para iniciar a montagem deverá inserir as pessoas que irão receber as mensagens, ao centro da tela possui 2 botões com símbolo de adição (+) destacados em azul e verde:

O botão na cor azul é usado para adicionar pessoas em lote, o botão verde adiciona pessoas individualmente.

Importante: sempre que for inserir algum contato para enviar mensagens confira o cadastro da pessoa, o campo celular deve estar preenchido para que possa ser enviado a mensagem.

 

Usando o botão de adicionar as pessoas em lote é aberto uma tela onde poderá criar uma lista de contatos para encaminhar as mensagens:

 

Usando o botão para adicionar um contato apenas é aberto a tela de pesquisa e filtro para selecionar a pessoa que deseja enviar a mensagem:

 

A etapa seguinte após adicionar as pessoas serão as mensagens. As mensagens podem ser trabalhadas de várias formas, mostraremos a seguir.

É possível mandar uma mensagem individual para um contato apenas:

Com a mensagem individual você pode mandar uma mensagem para um contato em específico. Usando essa opção somente o contato que selecionou a mensagem individual irá receber o texto adicionado.

Outra forma de mandar as mensagens é escolhendo uma mensagem apenas e enviar para todos seus contatos selecionados, para isso serão usados as caixas de mensagens na parte inferior da tela, nas caixas é possível adicionar até 4 mensagens diferentes cada uma com um anexo e encaminhar para a lista de contatos selecionados:

 

No módulo do winzap é possível salvar uma mensagem ou um texto para que não necessite ter que digitar toda vez que for mandar alguma mensagem para seus clientes. Para adicionar uma nova mensagem use o botão com símbolo + na cor verde ao lado da caixa de mensagem:

Ao clicar no botão para adicionar uma nova mensagem será aberto uma pequena tela para que possa montar sua própria mensagem:

Para adicionar clique no botão NOVO, insira o tipo da mensagem que deseja criar e logo abaixo insira o texto que será encaminhado para os clientes, por fim salve e pode usar sempre que precisar:

[SiForm] Anexando contrato de formandos

No sistema SiForm, é possível anexar um contrato de um formando (podendo ser em PDF ou foto) direto no formando, dentro do evento.

Antes de começarmos, iremos definir onde serão armazenados esses contratos. O ideal é criarmos uma pasta dentro da pasta do sistema SiForm. *Caso a empresa possua vários computadores, é importante salvar as fotos em uma pasta que esteja compartilhada em REDE, para que todos os usuários possam ver os contratos, caso seja necessário.*

Em seu computador, vá até a pasta C:\SiForm\.

Caso dentro dessa pasta não possua a pasta EVENTOS, crie.

Dentro dessa pasta EVENTOS, crie UMA PASTA PARA CADA EVENTO que deseja incluir contratos dos formandos. Para o nome da pasta, pode ser usado o código do evento ou nome, fica a critério da empresa.

Neste caso criaremos a pasta com o código do evento.

Abra a pasta do evento criado e crie uma pasta com o código do formando ou nome, fica a critério da empresa. Com a pasta aberta, insira o contrato, manualmente, conforme a imagem abaixo.

Agora no sistema, clique no botão EVENTOS ou vá até EVENTOS>GERENCIAR EVENTOS.

Com a tela aberta, procure pelo evento que quer anexar contratos aos participantes e abra-o.

Com o evento aberto, clique na aba PARTICIPANTES.

Encontre o formando que será inserido o contrato e dê dois clique para abrir.

Com a tela do formando aberta, clique na aba GED e em seguida no botão ➕ ADIC. ARQUIVO.

Selecione o arquivo que está dentro da pasta do evento, para o formando em questão.
Ao ser selecionado, o sistema pedirá que você insira uma descrição para esse arquivo, que será mostrado na coluna LEGENDA, da tela GED.  Ao dar dois cliques no documento, será mostrado no visualizador do lado direito da tela, o contrato que está dentro da pasta do evento, dentro da pasta do formando.
*Importante*: Esse processo deve ser feito em todos os formandos no qual queira ser inserido um contrato.

Rejeição 851: Soma do Valor das Parcelas Difere do Valor Líquido da Fatura

Esta rejeição ocorre quando o valor da soma dos contas a receber que compõem a nota ficam diferentes ao valor total da nota.

Ocorrendo essa rejeição há duas maneiras de resolver o problema, a primeira é usar a opção Não Exibir Parcelas na DANFE, com isso a soma de valores que não serão exibidas não irão interferir na transmissão da nota.

A segunda solução é consertar os valores dos contas a receber, o ajuste deve ser feito para que a soma das parcelas fique igual ao valor total da nota.

[SiOFI] Emissão de NF-e na Conclusão de Ordem de Serviço

No sistema SiOfi, há uma nova funcionalidade que foi inserida no momento de concluir uma Ordem de Serviço. Esse recurso fará com que seja emitida uma NF-e de forma mais ágil.
Segue link do vídeo passo a passo de criação de uma O.S. ->  https://www.youtube.com/watch?v=vJaQGUdb4WU&t=16s&ab_channel=F5Software

No momento de concluir a O.S, o sistema irá mostrar uma tela para confirmação dos dados.

Observem que no final desta tela foi adicionado a função de GERAR NF-E e ABRIR TELA NF-E quando marcar para que seja feito esses dois processos o sistema irá gerar em tela a Nota Fiscal e abri para que faça os passos até transmitir.

 

[SiEventos] Identificação do formando dentro do evento

O SiEventos tem uma nova funcionalidade que pode ajudar na identificação de formandos através de uma foto.

No sistema, clique no botão EVENTOS ou vá até EVENTOS>MANUTENÇÃO DE EVENTOS

Com a tela aberta, procure pelo evento que quer fazer a identificação dos participantes e abra-o.

Com o evento aberto, clique na aba OUTRAS INFORMAÇÕES.

Agora, iremos definir onde será o diretório do evento, das fotos dos formandos.

Em seu computador, vá até a pasta C:\SiEventos\.

Caso dentro dessa pasta não possua a pasta EVENTOS, crie.

Dentro dessa pasta EVENTOS, crie UMA PASTA PARA CADA EVENTO que deseja incluir fotos de identificação de formandos, para o nome da pasta, pode ser usado o código do evento, ou nome, fica a critério da empresa.

Neste caso criaremos a pasta com o código do evento.

Agora, no sistema, dentro do evento, podemos definir a pasta que é o diretório de fotos do evento, clicando no botão SELECIONAR DIRETORIO DAS FOTOS.

Clique em ok e em seguida no botão SALVAR.

Dentro da pasta do evento, será criado um arquivo de texto automaticamente, contendo o código do evento e sua descrição.

Agora, vá até a aba PARTICIPANTES, encontre  o participante que será identificado com a foto e dê dois clique para abrir.

Com a tela do participante aberta, clique no botão 📁 amarelo.

Ao clicar nesse botão, automaticamente será criado uma pasta do formando, dentro do diretório de fotos que foi definido dentro da pasta EVENTOS. Caso o formando tenha NÚMERO DE FICHA, a pasta será criada tendo como nome esse código. Caso não tenha código, será criada tendo como nome o CÓDIGO DO CADASTRO do formando no sistema. No caso mostrado, o sistema usou o código do cadastro do formando para criação do nome da pasta.

Com a pasta criada, pode-se abrir a pasta clicando no botão 📁 azul.

Ao clicar, a pasta que foi criada automaticamente desse formando será aberta. Com ela aberta, insira a foto de identificação do formando, manualmente, conforme a imagem abaixo.

Então, quando abrir o formando novamente dentro do evento, na aba IDENTIFICAÇÃO, será mostrada a foto dele.

Há outros 3 botões que servem para:

ROTACIONAR A FOTO

A imagem será rotacionada para melhor visualização, no exemplo abaixo a foto já foi rotacionada.

ABRIR IMAGEM

Ao ser clicado, será aberta a imagem no visualizador de imagens padrão do sistema operacional.

REDEFINIR DIRETÓRIO DE FOTOS DO PARTICIPANTE

Ao ser clicado, será removida da pasta, a imagem que foi definida para esse formando.

*OBS: Ao fazer esse processo o diretório do formando é excluído, porém, se for fechado a tela desse formando e abrir novamente, pode ser criado novamente o diretório para o mesmo.*

*Importante*: Esse processo deve ser feito em todos os formandos no qual queira ser informado uma foto para identificação.

Caso a empresa possua vários computadores, é importante salvar as fotos em uma pasta que esteja em REDE, para que todos os usuários possam ver as fotos.

 

 

 

 

[SiEmpresarial/SiOfi] Relatório de Estoque Mínimo Modelo 4

Nesta postagem estaremos mostrando como tirar pelo sistema um relatório onde possa ver o estoque mínimo e máximo.

Primeiro para acessar vá no menu Relatórios>Estoque>Estoque Mínimo:

Em seguida será aberto a tela de filtro do relatório, no local Opções escolha se deseja estoque mínimo cadastrado ou zerado, e no lado direito em Modelo escolha o modelo 4 (Est. Máximo), feito a escolha já pode clicar em OK para gerar o relatório:

O relatório ao ser gerado mostrará a você as informações de estoque atual do seu sistema, os locais que estiverem destacados em vermelho são produtos com estoque zero ou negativo, logo a direita é mostrado a quantidade mínima e máxima definida para cada produto, e por fim, na coluna destacada em amarelo mostra a quantidade a ser comprada de cada produto para que chegue ao estoque máximo definido:

Caso deseje fazer no exato momento uma pedido de compra dos produtos, na própria tela onde filtramos o relatório possui um botão chamado G. Pedido, a partir deste botão você gera um pedido de compra, mas você ainda escolherá os produtos e quantidades que deseja comprar:

Após clicar no botão é exibido uma pequena tela com todos os produtos que necessitam de fazer compra, mas você pode escolher quais produtos deseja fazer a compra, de toda a lista gerada voce deverá seguir um critério, que é clicar nos campos onde consta a quantidade do produto e valor para que possa alterar a quantidade de compra e o valor se necessário, se desta lista houver produtos que não deseja comprar apenas zere a quantidade que então o produto não será incluído na compra. Após fazer a montagem da lista de compra confirme para que seja gerado o pedido.

[SiEmpresarial] Histórico de Vale Crédito e Devolução do cliente

Veremos como consultar vale crédito e devolução por cliente.

Abra o cadastro da pessoa e vá na aba Histórico. Dentro dela terá 2 abas no lado esquerdo chamadas Vale Crédito e Devolução.

 

Em Vale Crédito podemos ver as informações como Número, Valor, Histórico, Saldo , Empresa em que foi lançado e o Tipo (Vale Crédito ou Vale presente). Dando um duplo clique você abrirá o Vale.

Lembrando também que pode ser consultado através da tela Vendas >> Vale Desconto / Crédito

Na aba Devolução terá todo o histórico de devolução do cliente de forma resumida.

 

Clicando duas vezes sobre a devolução abrirá uma janela onde teremos informações mais detalhadas. Na aba Devolução temos informações importantes como o Número do Pedido de Venda, Documento de Saída e NF-e a partir do qual foi gerado o Vale, o Motivo da devolução e em Crédito podemos ver o Destino do valor devolvido (Vale crédito, Removido de um pedido Confirmado, Lançado no Contas a Pagar ou descontado em algum Pedido Confirmado)

Na aba Itens podemos ver o Produto, a Quantidade o Valor Unitário e o Total de cada item devolvido

Na aba Controle podemos ver o usuário que fez a devolução e a data

Clicando no botão Imprimir no canto superior esquerdo será gerado um relatório sobre a devolução