[SiEventos] Criando um Movimento de Saída e Sincronização para o app SiForm Vendas / ClickStories

O MOVIMENTO DE SAÍDA é o processo de fazer o carregamento físico ou virtual dos álbuns e demais produtos de determinados Participantes para que o Vendedor possa fazer os processos de Venda ou Tentativa de Venda.
Os álbuns/produtos que estiverem com quantidade produzida no momento do Movimento de Saída aparecerão como “Entregue” na Venda e os demais como “Pedido Extra”. Para saber mais sobre produção e entrada de estoque produtos do Evento
, clique aqui.

Para realizar um Movimento de Saída, siga as etapas:

Clique no botão “MOV. SAIDA” e depois em “NOVO”:

Após isso, insira: VENDEDOR, EVENTO, a data do PRAZO DEVOLUÇÃO, e o TIPO SAÍDA, como foi posto de exemplo PRIMEIRA VISITA:

É importante ressaltar que para o app de Vendas, um movimento de saída pode ter vários vendedores, onde os Vendedores se organizam para decidir quem vende o que, o que pode ser informado na aba INFORMAÇÕES.

Para inserir mais vendedores no movimento de saída, procure pelo nome do vendedor, selecione e clique no botão +

E caso queira retirar um vendedor, selecione o vendedor e clique no botão –

Depois de inserir todas as informações, será necessário salvar. Após isso, clique em INCLUIR, que iremos incluir os formandos que farão parte desse movimento de saída.

Clicando nesse botão, será mostrado os campos caso queira digitar manualmente a inserção de formando por formando.

Caso clique no botão INCLUIR +, a seguinte tela será aberta.

Serão mostrados os formandos que estão inseridos nesse evento. Selecione os formandos que serão incluídos nesse movimento de saída, cheque se as quantidades dos itens estão corretas e clique em CONFIRMAR.

Após informar todos os dados necessários e selecionar todos os Participantes e Itens, clique em “CONFIRMAR”. Uma mensagem de confirmação irá aparecer e em seguida, se sua empresa já possui conosco o aplicativo SiForm Vendas / ClickStories, configurado e funcionando, aparecerá também a mensagem se deseja SINCRONIZAR esses álbuns para o vendedor do movimento de saída. Clique em SIM que o processo será feito.

Após aguardar um momento, será mostrado na tela que os álbuns foram sincronizados para o aplicativo do vendedor. Após o processo, caso todos os Participantes tenham sido sincronizado com sucesso, será exibido um “Status” > Confirmado – APP Sincronizado.

Abaixo alguns dos maiores problemas com sincronização sem sucesso:
-> Evento: Mês/Ano incorretos;
-> Participante: Email inválido, dados fundamentais incompletos;

Links para download do app SiForm Venda:
Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.siform.vendas
iOS: https://apps.apple.com/br/app/siform-vendas/id1477104167

[SiEventos] Gerar Cobrança para Terceiros

Va até a tela FINANCEIRO – GERAR COBRANÇA DE TERCEIROS (FINANCEIRO>CONTAS A RECEBER>GERAR COBRANÇA /IMP.RENEG. – TERCEIROS).

Nessa tela, pode-se filtrar as parcelas que deseja exportar usando diversos DADOS DE PESQUISA diferentes como por exemplo: Data da emissão das parcelas, vencimento, digitação, valor, pesquisar pela pessoa (formando/comprador), pelo evento/contrato, etc.

Use os filtros da forma que melhor lhe ajudar. Importante salientar é que se coloque também o tipo de cobrança que deseja que seja exibido para uma melhor busca. Colocando os dados de pesquisa corretos, clique em PESQUISAR. Será exibido na tela todos os resultados.

Analise na tela se esta tudo correto e selecione os arquivos que deseja exportar, ou se quiser já selecionar todos clique na parte inferior esquerda da tela em SELECIONAR TODOS. Agora, na parte EXPORTAÇÃO REMESSA, selecione o tipo de cobrança, conforme colocou no outro campo, e importante lembrar que, caso haja taxa em boleto quando a cobrança for boleto, pode ser inserida no campo TAXA BOLETO, coloque o valor em reais.

Feito tudo isso, clique no botão EXP. PARCELAS, clique em SIM quando aparecer a mensagem de confirmação.

O arquivo em formato EXCEL será criado e irá para o caminho que se encontra na parte inferior da tela no campo DIR. REMESSA.

[SiEmpresarial/SiOfi] Cadastrando Serviços

Neste postagem vamos estar mostrando como cadastrar serviços no sistema. Exemplo:

Para Clientes que usam o SiOfi, é possível cadastrar serviços como alinhamento e balanceamento, troca de óleo, revisão de veículo, troca de peças, entre outros. Para cliente que usam SiEmpresarial são serviços como soldas, fundição, corte de chapas, corte de madeiras, entre outros.

Para acessar a tela de serviços deve ir em Cadastros Gerais>Serviços:

Será aberto a tela de serviços:

Para cadastrar um novo serviço clique no botão NOVO destacado em amarelo, faça o preenchimento dos dados do serviço e após acabar deve clicar em SALVAR destacado em vermelho:

No momento que clica em salvar vai aparecer as empresas ativas para preencher os valores de tabela, pode trabalhar com várias tabelas, basta clicar duas vezes no campo VLR UNITÁRIO para colocar o valor:

A etapa final vem os Valores Fiscais desse serviço que acabou de cadastrar:

Nos valores é importante saber que até pode deixar os campos fiscais em branco, mas é necessário colocá-los para a emissão de notas fiscais de serviço (NFS-e), os campos principais de NFS-e são Cod.Serviço Nfe e Cod.Tributação Municipio, sem eles as notas destes serviços não podem ser emitidas.

[SiEmpresarial/SiOfi/SiEventos] CPF/CNPJ de Terceiro Autorizado

Neste post estaremos mostrando como habilitar uma terceira pessoa ou uma terceira empresa para baixar as notas que sua empresa emitiu. Por padrão no sistema, somente quem pode ter acesso a essas notas é o emitente dela, destinatário e a transportadora, isso se for colocado na nota.

Importante: O CNPJ ou CPF que for informado deve estar vinculado ao certificado digital que a empresa ou pessoa utiliza.

Para habilitar o terceiro no seu sistema deve ir na aba Configurações>Parâmetros do Sistema:

Após acessar os parâmetros, vá em NFe/NFSe/NFCe/MDFe/DFe, haverá um campo chamado CPF/CNPJ Teerc. Autorizado:

Basta apenas incluir o CPF ou CNPJ no campo e salvar.

[SiEventos] Venda Avulsa e Antecipada

Neste post estaremos mostrando a tela de VENDAS e como fazer uma venda avulsa e antecipada para um participante de um evento.

IMPORTANTE: Se o formando for pagar antes de receber pelo produto, antes é necessário que o evento esteja cadastrado e o participante esteja incluso nesse evento, senão não trata como venda avulsa.

Primeiro deve acessar indo em Vendas>Vendas, ou se preferir clique no botão Vendas:

A tela é composta pelas Ações da Venda, Dados da Venda, Produtos, Status Venda e Produção, Financeiro, Dados Adicionais e Totais:

a primeira parte é composta pelas Ações da Venda, se for fazer uma nova venda basta clicar em Novo, se for abrir uma venda já criada clique em Pesquisar, neste caso vamos fazer uma venda nova:

a segunda parte são os Dados da Venda, onde iremos preencher o nome da pessoa que deseja adquirir os produtos e preencher o evento ao qual esta pessoa está vinculada:

A partir do momento que já colocou os dados do evento e da pessoa pode salvar a venda, então vem a terceira parte que são os Produtos:

Nesta parte adicionamos os produtos que o participante deseja adquirir antecipadamente, basta clica em Adicionar para incluir um novo produto, então será aberto a tela para pesquisar e inserir o produto:

Após a etapa de adicionar os produtos vem a parte Financeira, é nesta parte onde vamos configurar o plano de pagamento, tipo de cobrança, e o mais importante, que é o tipo de conta a receber como Adiantamento, que indica que esta venda não é confirmada, ela é uma antecipação de venda que pode vir a ser confirmada ou não e o sistema vai entender que é uma antecipação:

A próxima etapa são os Dados Adicionais e Totais. Nesta parte deve utilizar um prazo de entrega bem adiantado, se não sabe uma data certa coloque uma data prevista para o controle de produção, por exemplo, na data de inicio do evento vinculado. Este prazo não deve ser considerado como confirmado pois se trata de uma venda antecipada:

Depois disso basta apenas salvar a venda, lembrando que a venda vai estar em status Lançado, não faça a confirmação ainda sem que se tenha certeza da venda com o cliente, depois que a venda é confirmada não é possível alterar dados na venda.

A venda completa:

Confira o vídeo abaixo sobre a Venda Avulsa e Antecipada no nosso canal:

[SiEmpresarial/SiOfi] Contagem de Estoque

Neste post vamos ensinar a fazer a contagem do seu estoque cadastrado no sistema e fazer as devidas alterações do estoque.

Primeiro deve acessar a tela de contagem de estoque, se estiver usando o SiEmpresarial deve ir na aba Estoque>Inventário do Estoque>Contagem do Estoque:

Agora se você utiliza o SiOfi, vá na aba Estoque>Contagem do Estoque:

Os dois caminhos abrirão a tela de contagem de estoque:

Primeiro passo é pesquisar os produtos utilizando o campo Busca, quando digitar o nome do produto logo abaixo começará a ser exibido os produtos relacionados:

Selecione os produtos que deseja alterar o estoque marcando a caixa ao lado de cada produto ou se for todos os produtos clique em selecionar todos, após selecionar os produtos clique em Adicionar:

Após clicar em adicionar os produtos são colocados no outro lado da tela para que possa fazer as alterações:

Há duas colunas que deve se atentar, que são Disponível e Correta, a coluna disponível é a disponibilidade de produtos atual no sistema, na coluna correta é onde irá fazer as alterações, para alterar clique duas vezes sobre o campo da coluna correta:

Após alterar todos os produtos corretamente você pode confirmar esta alteração ou pode continuar alterando outros produtos sem sair da tela, se precisar alterar mais produtos volte ao campo busca e digite outros produtos:

Ao digitar outros produtos e selecioná-los basta somente clicar em adicionar novamente que os produtos que acabou de pesquisar vão se juntar aos produtos que já alterou:

Importante: quando está fazendo alterações nos produtos, se certifique que está mudando os produtos corretos, por exemplo, se jogar um produto na tela para alterar mas não fizer alterações nele e acabar confirmando, o produto irá com disponibilidade zero para o estoque. Para resolver isso pode utilizar o botão Remover, não use o botão Limpar porque ele apagará todos os produtos e as alterações que já tenha feito.

Para abrir um cadastro de um produto apenas selecione o produto que deseja abrir e clique no botão logo abaixo escrito Cadastro:

Se todas as alterações foram feitas corretamente clique em confirmar e clique em sim para realizar as alterações:

Confira no vídeo abaixo sobre Contagem do Estoque no nosso canal:

[SiEmpresarial/SiOfi] Atualizando Tabela NCM/IBTP

Neste post iremos mostrar como é possível fazer a atualização da classificação fiscal através do NCM e tabela IBTP.

Há duas formas de fazer a atualização de Tabela NCM/IPBT, pode utilizar a tela de Classificação Fiscal atualizando apenas um ou alguns NCM apenas, ou para fazer a atualização de todos utilizando a atualização do sistema.

Primeiro iremos até a tela de classificação fiscal, vá em Cadastros Gerais>Fiscal, se estiver usando o SiEmpresarial estará disponível por nome NCM, se estiver usando o SiOfi estará disponível como Classificação Fiscal NCM:

Será aberto a tela de classificação fiscal, nela iremos buscar o NCM clicando e Buscar IBPT:

Insira o número do NCM que deseja abrir e atualizar:

Após digitar o NCM os valores que serão preenchidos na tabela serão atualizados automaticamente, lembrando que será atualizado apenas o NCM do produto que está pesquisando, apenas clique em salvar que os valores serão salvos:

A segunda forma de atualizar a tabela mas com todo os NCM totalmente atualizado. Para fazer essa atualização vá na tela de login do sistema e clique no botão de engrenagem, em seguida na caixa verde de atualização:

Então haverá um botão na parte inferior a direita escrito Atualizar NCM-IBPT:

[SiEmpresarial] Força de Vendas APP – Nota Técnica: versão 20.21

[PEDIDO DE VENDA]
1. Adicionado opção de RESUMO FINANCEIRO do CLIENTE:
Será possível checar o resumo financeiro do CLIENTE no PEDIDO DE VENDA, assim como na Versão ERP do SiEmpresarial.
Para acessar tal função, segure o clique no CLIENTE que deseja visualizar o resumo na tela de seleção de CLIENTE no PEDIDO DE VENDA, e escolha a opção “Resumo Financeiro”:

Essa opção está disponível também dentro do cadastro do CLIENTE/PESSOA, na aba “Financeiro”.

2. Faturar PEDIDO DE VENDA como NF-e e NFC-e.
Será possível faturar o PEDIDO DE  VENDA já gerando NF-e ou NFC-e se a EMPRESA do PEDIDO DE VENDA estiver configurada e habilitada para tal, assim como já liberando para a transmissão da mesma. A situação dos documentos fiscais será possível checar na aba “Outros” do PEDIDO DE VENDA.

3. Marcar PEDIDO DE VENDA como ENTREGUE.
Ainda no faturamento do PEDIDO DE VENDA, será possível marcar o mesmo como ENTREGUE.

Correções:
Corrigido valores em PRODUTOS MAIS VENDIDOS / ÚLTIMOS PRODUTOS VENDIDOS do CLIENTE no PEDIDO DE VENDA.

Links para download:
Android
Apple

[SiEmpresarial/SiOfi] Rejeição 531: Total da BC ICMS difere do somatório de itens

Iremos mostrar neste post como resolver o problema de transmissão de nota com a rejeição de base de ICMS.

Quando ocorrer a rejeição 531: total de bc icms difere do somatório de itens o primeiro local onde deve conferir é na aba Total da nota fiscal própria, os campos que deve observar são Base ICMS e Valor Produtos:

Após conferir, se os valores estiverem corretos, vá até a aba Produtos, clique duas vezes sobre o produto para abrir a alteração dele:

Será aberta a tela de alterações do produto, posicione o cursor do seu mouse no campo CSOSN, e será exibida uma mensagem de qual o CSOSN correto deve utilizar nessa determinada nota:

Feita a alteração clique em OK e depois salve a nota e transmita ela.

[SiEmpresarial/SiOfi] Alterando Número da Conta de uma Transferência

Neste post vamos mostrar como pode ser corrigido o problema de uma transferência errada sem ser necessário excluir a mesma. Deve ser usado em casos onde o crédito de valor que entrou esteja em uma conta errada, mas o débito continua saindo da conta correta.

Com a tela de movimentação financeira aberta acesse a tela de manutenção de transferências:

Após fazer a pesquisa do período, irá aparecer as transferências do mesmo período selecionado:

Neste exemplo já foi feita uma transferência de mil reais, e era para ser creditado em outra conta, para corrigir o problema mantenha o período de início e fim como está, em seguida selecione a conta correta para onde foi creditado o valor:

Após selecionar clique em pesquisar para aparecer o crédito, após o crédito aparecer deve clicar duas vezes no campo conta:

irá abrir a tela de aviso e em seguida outra tela para alterar a conta:

Basta apenas digitar a conta correta e clicar me OK, e pronto, a transferência foi corrigida.

Para conferir se foi realmente corrigida na própria tela de transferência pode pesquisar pela conta ou na tela de movimentação financeira: